O que é ITBI

O que é ITBI

Nesse artigo vamos conversar um pouco sobre: “Imposto de transmissão de bens Imóveis”. O famoso ITBI. Quando compramos um imóvel existem alguns  valores que precisamos ficar atentos.
São 3 (três) atos que você precisa entender como funciona:
Escritura, ITBI e Registro

Hoje vamos falar sobre ele, o ITBI, Mas sempre vem aquela pergunta.

O que é isso?

Imposto de transmissão de bens Imóveis, esse imposto pode variar de região para região, sendo assim, esse cálculo é feito pela prefeitura e normalmente calculado por um  profissional contratado pela mesma. Vale ressaltar que você precisa obrigatoriamente pagar esse imposto para registrar um imóvel em seu nome logo após a compra.

Existem lugares que esse imposto é de 1% normalmente no interior do estado do Espírito Santo, como por exemplo região das montanhas do estado, como por exemplo Domingos Martins, entre outras. 

Aqui em Vila Velha esse valor é de 2% sobre o valor venal do imóvel, cálculo feito pelo próprio órgão competente, que nesse caso é a prefeitura. Algumas regiões do país pode chegar até 3% como por exemplo em São Paulo.

Por exemplo:
Comprei um imóvel de 100 mil reais, esse valor é avaliado pela prefeitura da sua região para saber se de fato vale esse valor. Após essa análise, será emitido um boleto conforme a porcentagem. 

R$ 100.000,00 x 2% = R$ 4.000,00.

O valor de 4 mil será o ITBI nesse exemplo.

E você, já conseguiu comprar seu imóvel? 

Fique atendendo as novidades do mercado de vila velha


close