Interveniente Quitante

Interveniente Quitante

Quando estamos procurando um imóvel para comprar e vamos utilizar financiamento habitacional, muita das vezes ficamos com receio devido o imóvel escolhido já está financiado, ou seja, o imóvel está hipotecado por uma instituição financeira em nome do vendedor.

Ou até mesmo quem está vendendo não tem a informação que pode vender o imóvel mesmo que ele esteja hipotecado (Independente do banco).

Ex: Compra e Venda de João e Zezinho:

Vendedor: João está querendo vender seu imóvel, e o mesmo está financiado no banco X
Comprador: Zezinho deseja comprar esse imóvel que João está vendendo por financiamento habitacional, mas não sabe como fazer porque já existe um financiamento no imóvel.

Essa dúvida do Zezinho são de muitos, mas vamos deixar as coisas mais claras por aqui. Sugerimos que esse processo seja feito por um correspondente bancário pois é complexo quando envolve bancos diferentes.

Chamamos esse tipo de negociação de “Interveniente Quitante”.

Por regra de jogo, quando existe um financiamento no imóvel e a outra pessoa deseja comprar por financiamento, é utilizado o Interveniente quitante para tramitar perante as instituições financeiras (Bancos), seja qual for o banco esse procedimento é possível. 

Caso o financiamento do comprador (Zezinho) seja maior que o saldo devedor do proprietário atual (João), o banco calcula a diferença e creditada na conta do vendedor os valores que são cabíveis.

Agora caso a compra seja feita à vista e exista um saldo devedor no imóvel, o comprador precisa primeiro firmar um compromisso de compra e venda, rezando direitos e deveres de ambas as partes.

Após realizado esse contrato e reconhecido firma no cartório de notas mais próximo, peça para a imobiliária que esteja tramitando solicitar um boleto para quitação do saldo, e não se esqueça de dar baixa na hipoteca no cartório de registro geral de imóveis do seu município para assim passar para próxima pessoa.

Se você deseja fazer um investimento com parcelas flexíveis e sem passar por qualquer banco;
Então conheça o empreendimento que está sendo o destaque de vila velha.
close