Comunicação Verbal

Comunicação Verbal

Você corretor de imóveis precisa entender que para uma comunicação mais direta com seu cliente, existem 5 elementos que precisam ser respeitados. Mais abaixo vou contar quais são, mas antes precisamos entender que uma das causas mais comuns para o desapontamento em relação ao desempenho de um profissional de venda origina-se das armadilhas da comunicação verbal.

Dois princípios básicos de comunicação são valiosos para ajudar a entender a importância de uma comunicação clara: De toda informação recebida, aproximadamente 70% são filtradas ou distorcidas pela pessoa que está ouvindo; o conteúdo de uma mensagem não pode ser transferido de uma mente para outra somente por palavras.

Portando corretor não fale qualquer coisa no atendimento, fale com propriedade pois o que você diz é o que isso significa exatamente para seu cliente são duas questões distintas. Qualquer expressão que você use pode ser mal interpretada pelo “interlocutor”. Portanto é suas responsabilidade, ao dar instruções de qualquer natureza tenha cuidado para saber se está sendo compreendido.

Por isso criamos o essa canal de comunicação chamado IVV, para você poder dar as instruções por escrito para seu cliente, pois isso torna mais fácil orientar seu cliente. Mas, é inevitável que você comunique verbalmente, a maioria das informações no dia a dia, sendo assim, vamos dar algumas dicas que podem ajudar a evitar equívocos.

Pode parecer meio óbvio, mas, se você respeitar esses elementos, você terá mais sucesso.

OS 5 ELEMENTOS PARA UMA PERFEITA COMUNICAÇÃO
1 – EMISSOR = Aquele que emite a mensagem
2 – RECEPTOR = Aquele que recebe a mensagem
3 – MENSAGEM = Aquilo que é emitido e recebido
4 – MEIO = O “veículo” que propaga a mensagem
5 – CÓDIGO = A linguagem usada para enviar a mensagem

Alguns passos que você pode seguir são:

Passo 1: Controle sua ansiedade. Não seja aquele que SABE TUDO, que interrompe o cliente quando o mesmo está falando. “Sintonize-se” para que haja uma troca de palavras. Sorria. Reclame, quando necessário. Reaja. Mas sempre com bom-senso.

Passo 2: Pense no que vai falar. Alguns poucos segundos gastos para colocar suas ideias em ordem produzem um efeito maravilhoso nas palavras que você pronuncia e nas pessoas que as ouvem.

Passo 3: Preocupe-se também com a linguagem não-verbal. Para evitar interpretações equivocadas a respeito do que você está dizendo, olhe de frente para as pessoas com quem conversar. Fale alto o suficiente para que todos os ouçam.

Fica a dica! 🙂

As pessoas mandam muitos sinais não verbais quando falam de assuntos que consideram importantes. Aprenda a conhecê-los para poder entender as prioridades de cada interlocutor e ir direto ao ponto quando responder.

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