FGTS para comprar imóvel

Como Utilizar o FGTS

Ser dono do próprio lar é um sonho de todos, não é? O que muita gente não sabe é que é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o famoso FGTS, para a compra da casa própria, inclusive para imóveis na planta.

A Caixa Econômica Federal, administradora deste direito de todo trabalhador contratado em regime CLT, permite que os valores depositados no FGTS sejam utilizados para financiamento de alguns bens, dentre eles a compra de imóveis.

Você pode saber mais sobre a utilização do FGTS para a compra do seu imóvel no botão abaixo tem um profissional te esperando para tirar suas dúvidas 😉

Orientações com profissionais qualificados e prontos para lhe atender.
  • Quem pode comprar imóvel utilizando o FGTS para pagamento?
    Todos os trabalhadores brasileiros que tenham carteira registrada há mais de três anos podem utilizar o FGTS para pagamento parcial ou total da aquisição de imóvel, desde que o comprador não tenha nenhum outro imóvel registrado em seu nome. Ou seja, é válido para o primeiro imóvel.
  • É possível comprar imóvel na planta usando o FGTS?
    Sim, a utilização do FGTS para comprar imóveis que ainda não foram acabados, desde que a construtora ou incorporadora tenha firmado um financiamento com a Caixa. Por isso, é muito importante saber se o empreendimento que você tem interesse é autorizado pela Caixa para a utilização do FGTS como pagamento parcial ou total do imóvel.

    Isso por que o saldo do FGTS deve ser depositado numa poupança especial e, gradualmente, vai sendo liberado para a empresa construtora ou incorporadora conforme o andamento da obra. Em outras palavras, a empresa deve mostrar à Caixa o seu cronograma de obras, já que o financiamento considera juros, correções monetárias, seguros e taxas administrativas – enquanto durar a construção do imóvel, não há amortização da dívida.
    Além deste controle da Caixa sobre o cronograma de construção, a compra do imóvel na planta utilizando o FGTS é interessante do ponto de vista econômico para o comprador. É muito mais barato comprar casa ou apartamento na planta ou em construção.
  • Como proceder para comprar imóvel utilizando o FGTS?
    Uma forma correta e simples de fazer é procurar imóvel que esteja de sua preferência e ver se ele aceita esta modalidade de pagamento. Assim, você procederá fazer o financiamento junto a um banco independente de qual seja, ele solicitará a baixa dos valores do FGTS junto à Caixa Econômica Federal.
  • O FGTS pode ser utilizado apenas para pagamento na hora da compra?
    Não. Se você já comprou seu imóvel e está pagando o financiamento, também é possível utilizar seu saldo do FGTS para amortizar a dívida. A única exceção neste sentido é em relação a compradores que estão com parcelas do financiamento em atraso – é preciso estar em dia para que a Caixa libere os recursos do seu FGTS

Caso você ainda esteja procurando um imóvel e queira utilizar seu FGTS acesse as oportunidades que Aliança Imóveis pode te oferecer. Talvez tenha o imóvel ideal para você. 😉

close