Certidão de Ônus

Certidão de ônus

A certidão de ônus reais é um documento fundamental e necessários a sua apresentação Quando estamos comprando ou vendendo algum tipo de imóvel, esse é o primeiro passo dar início ao trâmite. Mas, muita das vezes não sabemos qual o real motivo da apresentação desse documento.
Para deixar as coisas mais claras por aqui, vamos explicar pra você o que é esse documento e as principais razões para ele existir. Bora lá!?



A certidão de ônus é um documento que precisa ser retirado no cartório de registro de imóveis do município que o imóvel está localizado. Essa certidão contém todas informações do imóvel, desde o “Nascimento” dele até a presente data…

A principal razão para apresentação desse documento é para saber se existe alguma restrição no imóvel que está sendo comercializado. Um exemplo clássico que esse documento informa é se o imóvel está hipotecado, ou se existe alguma ação impedindo a venda do bem.

Em algumas regiões é conhecido por outros nomes, alguns deles são:  Certidão de Propriedade, Matrícula do Imóvel, Certidão de Inteiro Teor ou Certidão de Registro, mas, no final é tudo a mesma coisa.

Além de informar se existe algum impeditivo jurídico ou de hipoteca para transmitir o imóvel para outra pessoa, a certidão de ônus também serve para comprovar se a pessoa que está vendendo é de fato o proprietário de imóvel em questão e também para comprovar se as medidas e características do imóvel “batem” com as informações que estão fisicamente no local.

Mas, fique tranquilo! Caso o imóvel esteja hipotecado ele ainda pode ser comercializado seja por outro financiamento atrás do método (Interveniente Quitante) ou por compromisso de compra e venda.

 Podemos também te indicar 2 opções como oportunidades.
Dê uma olhada, talvez goste...

Esperamos que tenha lhe ajudado! 🙂

Informações do mercado imobiliário você encontra aqui.

close